Esporte Clube Santo André

A História

O Esporte Clube Santo André foi fundado em 18 de setembro de 1967, na época como Santo André Futebol Clube. Na data da fundação, a expectativa era de criar um clube que se rivalizasse com os principais expoentes do futebol interiorano como Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e tantas outras cidades que brilhavam com seus representantes. Por que Santo André da milionária Grande ABC não poderia ter vez?

A ideia surgiu na Liga de Futebol Amador da Cidade, do presidente da entidade, Wigand Rodrigues dos Santos. Ganhou corpo entre os esportistas, evoluiu, e foi sacramentada com a fundação do clube numa noite chuvosa. Faltou energia elétrica durante a assembleia, realizada no Tiro de Guerra, na Praça 18 do Forte. Não seria essa primeira contrariedade do destino que tiraria o que o Santo André tem de mais abundante: tenacidade, persistência, paixão. Sob luzes de velas, fundou-se o clube.

O Santo André saiu do quase nada, da ideia abstrata de representar o futebol profissional do Município, para uma posição de destaque na hierarquia esportiva e institucional. O lançamento oficial como clube profissional, candidato à disputa do Campeonato da Federação Paulista de Futebol, ocorreu em 20 de Janeiro de 1968, no Paço Municipal de Santo André, com muita festa.

Em 22 de março de 1975, o Santo André Futebol Clube passou a chamar-se Esporte Clube Santo André, nome que é utilizado até os dias de hoje. Foram trocadas também as cores do uniforme. O verde e amarelo dava lugar ao branco e azul.

Em 16 de maio de 1992 o presidente Jairo Livolis inaugurou o conjunto Poliesportivo no Bairro Jaçatuba que hoje leva o seu nome, Conjunto Poliesportivo Jairo Livolis. O clube possuí 4 de uma área de 57.831 m2.

Em 22 de Fevereiro de 2002 o E.C. Sando André adquiriu o antigo Clube de Campo do ABC, passando a se chamar Sede de Campo e Náutica do Esporte Clube Santo André, no bairro do Recreio da Borda de Campo, com uma área de mais de 250.000 às margens m2 da represa Billings.



MOMENTOS MARCANTES DO FUTEBOL

O primeiro grande momento da vida do Santo André aconteceu em 1975 quando conquistou o título do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (sem acesso). O feito se repetiu em 1981 quando conquistou o título e pela primeira vez subiu para a elite do futebol paulista.

Já em 1984, o clube se destacou também no cenário nacional. Neste ano, o Ramalhão conseguiu o direito de disputar pela primeira vez a primeira divisão do Campeonato Brasileiro e fez bonito, terminando na honrosa 10ª colocação, com vitória de 1x0 e um heroico empate em 4x4, contra o então campeão mundial, Grêmio, em Porto Alegre.

A partir de 2003, o clube vive momentos dourados, logo em janeiro conquistou o título da Copa São Paulo de Juniores, depois fico com o título de vice Campeão do Campeonato Brasileiro da Série C o que lhe rendeu vaga para a Série B de 2004. No final da temporada, o Santo André conquistou o título da Copa Estado de São Paulo (atual Copa Paulista) e garantiu presença na Copa do Brasil.

Pela primeira vez disputando a Copa do Brasil, segundo título mais importante do país, o clube do ABC surpreendeu a todos e com uma grande campanha em que eliminou equipes como Palmeiras, Atlético Mineiro e Guarani, conquistou o título, batendo o Flamengo na final, por 2 a 0, em pleno estádio do Maracanã lotado com mais de 72.000 torcedores.

Com o título, o Ramalhão garantiu a inédita vaga para a disputa da Copa Libertadores da América. Mesmo sendo eliminado na primeira fase, o clube honrou o Brasil no continente e, inclusive, aplicou uma goleada por 6 a 0 sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela e empatou os dois jogos que fez contra o Palmeiras.

O clube voltou com tudo na temporada 2008, no primeiro semestre passou como um furação pela Série A-2 e conquistou o título com certa facilidade, nessa competição, o Ramalhão chegou a ficar 12 jogos invictos (da primeira até a 12ª rodada).

Já no segundo semestre, a equipe disputou com gigantismo o Campeonato Brasileiro da Série B. Em uma excelente campanha, o Ramalhão terminou com o vice campeonato e, consequentemente, com o acesso para a Série A de 2009.

O Esporte Clube Santo André tem tradição em revelar grandes jogadores para o cenário brasileiro, saíram das nossas categorias de base atletas como: Ricardo Goulart (ex-Cruzeiro e atualmente na China onde foi eleito por 3 anos seguidos o melhor jogador), Junior Dutra (atualmente no Corinthians), Junior Urso (atualmente na China e ex- Atlético MG), Fabio Santos (ex-Lyon, Cruzeiro e São Paulo), Richarlysson (ex- São Paulo), o goleiro Junior Costa (ex- Sampdoria-ITA), Rodrigo Tabata (ex-Santos), Nunes (ex-Vasco), Junior Caiçara (ex- Schal-ke 04 e atualmente na Turquia), Ramalho (ex-São Paulo), Alex Bruno (campeão mundial pelo São Paulo), o lateral Pará (ex-Santos, Grêmio e atualmente no Flamengo), Arnaldinho (revelado na década de 70/80, recordista de jogos pelo clube com 470 jogos) dentre tantos outros.